SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Antes de tudo, gostaria que consultassem o meu livro Mirações do Celeste. Para saber mais sobre as fontes empregadas nas traduções, veja o artigo Fontes para se estudar a China.

Cheng, A. História do pensamento chinês. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. - Anne Cheng é uma das mais conceituadas sinólogas em atividade, e sua História do pensamento chinês é uma das principais obras da atualidade.

Gernet, J. O mundo chinês. Lisboa: Cosmos, 1979. - Um dos melhores manuais já escritos em todo mundo sobre a História chinesa, cobrindo desde a antiguidade até a década de 70. Abrangendo vários aspectos da cultura e da história chinesa, sua leitura é fundamental.

Guerra, J.J. Livro dos cerimoniais (Liji). Macau: Jesuítas Portugueses, 1983. - O Padre J. Guerra foi um dos poucos sinólogos portugueses que dominou com maestria a língua chinesa, dedicando-se a traduzir os clássicos confucionistas. As Quadras de Lu é o outro título das Primaveras e Outonos, de Confúcio. Este mesmo autor produziu traduções memoráveis da obra de Confúcio, embora pouco divulgadas, que são: Quadrivolume de Confúcio (contendo os textos básicos desta escola), Mâncio (Mengzi), Escrituras Seletas (Shujing), Livro dos Cantares (Shijing), Tratado das Mutações (Yijing), além de um dicionário de chinês e um sistema de transliteração universalista da língua chinesa, que infelizmente não vingou.

Jopert, R. O Alicerce Cultural da China. Rio de Janeiro: Avenir, 1979 - R. Joppert é um dos poucos sinólogos de língua portuguesa com uma formação completa na área. Seu livro é um excelente manual de introdução à cultura chinesa antiga, abrangendo aspectos diversos do pensamento, arte e cultura material. Leitura fundamental.

Morton, W. S. China – História e Cultura. RJ: Zahar, 1986 - Excelente manual de introdução a História da China. Um bom guia para os que estão começando seus estudos em sinologia.

Spence, J. Em Busca da China Moderna. SP: Companhia das Letras, 2000. - J. Spence é, também, um dos maiores sinólogos da atualidade, navegando pela história cultural chinesa em seus períodos mais recentes. Neste livro, o autor faz uma apresentação vasta sobre o panorama da história chinesa nos últimos séculos.

Vandermeersch, L. e Mirabel, J. Sabedorias Chinesas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. – pequeno, porém excelente livro de introdução a cultura chinesa.

Yutang, L. Sabedoria da Índia e China (2v.) RJ: Pongetti, 1959. - Indispensável coletânea de textos clássicos chineses e indianos. Alguns cuidados, porém, devem ser tomados com a tradução.

Yutang, L. A Importância de Compreender. Rio de Janeiro: Globo, 1962. – do mesmo gênero da anterior, mas organizada em temáticas.

Ligações importantes
Guoxue – Fontes em Chinês.
Textos Clássicos Chineses – Fontes da Antiguidade chinesa, em português.
Chine Ancienne – Fontes da china, traduzidas para o Francês.
Sisabianovenia - Página inspiradora de José Maria Galan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário